segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

NEWSLETTER JANEIRO 2009

#1 Sobre a PNL – Programação Neuro Linguística

A PNL é um método que promove o desenvolvimento humano, estudando no indivíduo a excelência dos seus sentimentos, dos seus processos cognitivos e a forma como se adequa à sociedade.
Ao saber que podemos voltar a reflectir sobre as nossas escolhas anteriores e as nossas experiências, aceitando-as como parte de nós, podemos alterar decisivamente o nosso “mapa do mundo”.

Há alguns “pressupostos” em PNL que são particularmente úteis:

· Todos os problemas têm uma solução
· As pessoas já têm todos os recursos
· Tudo é possível

#2 Sobre o Coaching

Ø Intenção do Coaching

Robert Dilts (PNL Master) descobriu que embora médicos, terapeutas e outras entidades tenham muitas abordagens, havia qualquer coisa que todos eles tinham em comum. Todos tinham uma intenção clara de curar o outro. Esta intenção traduzia-se no desejo da pessoa envolvida se curar.
No que diz respeito à intenção no Coaching, é o desejo de ajudar a outra pessoa a libertar-se dos seus sequestros emocionais e a avançar na vida de uma forma positiva e apropriada para ela. Ao longo do processo este efeito é recíproco entre o Coach e o Coachee.


Ø As nossas Crenças

As nossas crenças sobre nós e o mundo têm um impacto fortíssimo na forma como reagimos. Nós somos capazes de muito mais do que podemos imaginar, por isso vale a pena "explorar".

Ø Definição de uma direcção

A neurologia humana é "goal-seeking" e irá sempre procurar atingir determinado(s) resultado(s). Quer procuremos ajudar a pessoa a trabalhar num determinado objectivo (ganhar 1M€) ou a explorar uma determinada direcção (tornar-se independente financeiramente), é importante que ela defina bem o que quer atingir.
Formas de saber o que uma pessoa pretende com uma sessão de coaching:

- Porque veio a esta sessão?
- Em que é que o posso ajudar?
- Qual é o seu problema?
- Perguntas poderosas

A chave está em ajudar o outro a ter uma ideia clara sobre o que gostaria que acontecesse. A partir desse momento há uma direcção clara para se iniciar o processo.

#3 O Coaching pode ajudá-lo a

√ Avançar pessoalmente e profissionalmente
√ Construir paradigmas de ausência de esforço, de luta e de sacrifício, como meio para alcançar o que desejamos
√ Criar um “Agora” livre do passado e das convenções sociais das vagas inconscientes que nos cercam
√ Analisar as várias áreas da vida, estabelecendo planos de acção que nos estruturam e dirigem para a realização do que mais desejamos
√ Aprender a identificar e corrigir crenças e hábitos negativos que tendem a sabotar o sucesso
√ Identificar e maximizar forças e a minimizar fraquezas
√ Alinhar as várias áreas da vida com os objectivos escolhidos



#4 Sobre a Coach

Fui Auditora Interna na IBM, onde desenvolvi projectos em diferentes Centros de negócio em Portugal e Internacionais, nomeadamente Roterdão, Bangalore, Krakóvia, Atenas e Istambul. Ao longo do processo descobri a importância de ajudar os outros a atingir os resultados que queriam. A paixão pelo ensino e pela partilha de conhecimento conduziu-me à PNL e ao Coaching e tenho aplicado, desde então, com os melhores professores e materiais, o que tenho aprendido.

Contactar para marcação de sessão individual:
SARA PEREIRA
Tlm: 00352-965 728 498
E-mail: slproc@portugalmail.pt


“Setting a goal is not the main thing. It is deciding how you will go about achieving it and staying with that plan." - Tom Landry

Sem comentários:

Enviar um comentário